13/02/2018

Publicação revela como Donald Rumsfeld comandou o Pentágono

O National Security Archive publicou recentemente um calhamaço de documentos do ex-Secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld. Os arquivos, chamados de snowflakes ("flocos de neve"), são anotações que Rumsfeld despachava tratando de inúmeros assuntos. Foi em um desses snowflakes que ele ordenou, poucas horas depois dos ataques de 11 de setembro, que se encontrasse alguma informação que ligasse Saddam Hussein ao ataque. O objetivo de Rumsfeld era atacar Saddam e Osama bin Laden ao mesmo tempo.

Donald Rumsfeld
Ou seja, esses arquivos podem ter informações preciosas. O Departamento de Defesa foi até a Justiça para defender que os arquivos não fossem publicados. O processo se arrastou por 6 anos até que a Justiça forçou a publicação dos arquivos - que virão em pacotes mensais. Isso por si só já é absurdo e demonstra a força do Departamento de Defesa, que com essa decisão pode arrastar a publicação completa por vários meses. Além disso, alguns trechos estão censurados.

Tratar destes arquivos deveria ser um trabalho longo, dedicado, para realmente contextualizar as decisões de um indivíduo que estava no olho do furacão de eventos que moldaram toda uma geração. Porém, como o ciclo de notícias e cliques é incessante e diário, não há mercado para investigações profundas. Ou seja, os documentos de Rumsfeld receberão uma cobertura superficial, assim como aconteceu com outras publicações muito grandes de documentos, como os arquivos do Wikileaks (Cablegate, Podesta Files, e-mails da Hillary Clinton, arquivos de Henry Kissinger), de Edward Snowden, os Panama e Paradise Papers e outros.
Essas publicações contém milhares de documentos, mas só algumas dezenas foram alvo de matérias na imprensa. Mereceram atenção durante um tempo, mas agora "juntam poeira" na biblioteca virtual, esquecidos. É claro, se espera que os jornalistas que se dedicaram aos documentos tenham feito o melhor trabalho possível e não tenham perdido nenhuma informação importante. Mas não temos certeza disso. Ainda há muito a descobrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of Site Visitors